A Casa de Um Profeta
“Então um escriba se aproximou dele e disse: Mestre, eu te seguirei aonde quer que fores.
“Jesus lhe respondeu: As raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos; mas o filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.” Mateus 8.20, 21
A narrativa bíblica conta que certo dia, Jesus como de costume estava pregando o evangelho, uma grande multidão de pessoas o cercou, e começou apertá-lo. Jesus ordena que lhe prepare um barco para que o levasse a outra margem do lago, então um daqueles que lhe seguia, sendo este escriba, passa pelo meio da multidão e faz uma declaração que, muitos já tinham feito igual: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que fores.”
Porém Jesus faz uma declaração interessante, como nos mostra o versículo acima.
O que significa esta palavra de Jesus? O que Jesus queria lhe falar? O que há por traz dessas palavras?
Quando Jesus falou-lhe daquela forma, Jesus estava mostrando-lhe em poucas palavras como é o oficio de um PROFETA.
O PROFETA
Segundo o dicionário Aurélio, profeta é: “Homem que prediz o futuro”. Esta é a interpretação dada pela maioria das pessoas quando ouvem essa palavra, pois até mesmo na antiguidade, no velho testamento no livro de 1 Samuel 9.18 nos revela que o profeta de Deus levava o nome de “vidente” semelhante a aqueles que adivinhavam.
Porém a narrativa bíblica nos mostra que profeta nada mais era, que um homem escolhido por Deus para que o Espírito Santo repousa-se sobre ele, e assim pudesse realizar prodígios, maravilhas, tinha revelações de coisas futuras e ocultas, e principalmente era porta voz de Deus, segundo assim Deus lhe permitia.
Resumidamente, seja no Velho ou Novo Testamento, o profeta tem a função de ser um mensageiro, um embaixador de Deus sobre a terra.
Você quer ser um profeta de Deus nos tempos modernos? Deus é o mesmo, não mudou nem vai mudar. Ele quer te usar como um profeta, com a glória dos tempos do velho testamento. Está chegando o tempo do grande avivamento, e Ele quer você!
O OFICIO DO PROFETA
A Bíblia Sagrada nos revela inúmeros nomes de profetas que tiveram grande importância como: Moises, Elias, Samuel, Natã, Isaías, Daniel, Oseias...
Cada um deles designados segundo o seu tempo, necessidade e público.
Os profetas tinham grande importância, principalmente no antigo testamento, eram temidos, honrados, muitos deles serviram como conselheiros para reis.
Quando se ouvia a palavra “profeta”, logo se pensava em glória, honra, poder, prodígios, grandes milagres, ser temido por qualquer homem comum ou rei, principalmente depois do aparecimento de Elias. Na época de Elias, havia as chamadas “escolas de profetas” formadas pelos chamados “filhos dos profetas” que eram homens ou jovens, que serviam aos profetas e lhes acompanhavam em seu ministério.
Alguns profetas tiveram grande destaque pelos prodígios que Deus operou através deles:
· Moises é conhecido por todos por ter aberto o mar vermelho (Êx 14.21, 22), profetizado as 10 pragas do Egito (Êx 7.14 –cap. 11), ter recebido instruções para a construção do Tabernaculo e a Lei Judaica , e inúmeros outros.
· Samuel ungiu os dois primeiros reis de Israel, Saul e Davi (1Sm 10.1, 16.13).
· Elias ordenou que não chovesse, e não caiu uma gota enquanto ele ordena-se que chovesse (1Rs 17.1, 18.41 - 45), fez multiplicar o azeite e a farinha da viúva(1Rs 17.8 – 15), ordenou que fogo vindo do céu consumisse a oferta do altar em um desafio aos profetas de Baal(1Rs 18.31 – 38).
· Elizeu sucessor de Elias abriu o rio Jordão para que ele simplesmente passasse (2Rs 2.14), multiplicou o azeite da viúva(2Rs 4.1 – 7), fez o ferro de uma machado flutuar sobre as águas(2Rs 6.1 – 7).
· Isaías profetizou sobre o Messias.
· Daniel teve grande sabedoria diante de grandes reis da antiguidade (Dn 1.18-21), e teve visões futuras do apocalipse (Aparti do Cap. 7 do livro de Daniel).
· Paulo pregou para quase toda antiga Ásia, Europa e África, expulsou demônios, falou para grandes reis e imperadores da época (Atos 18.12-22; 24.1-25; 25.1-12; 25.13-27; 26.1-32), subiu até o terceiro céu (2Co 12.3-5), era usado por Deus nos 9 dons Espirituais, até mesmo por meio de seu suor curava as pessoas (Atos 19.11-12), e fundou varias igrejas escreveu grande parte das cartas que completa o Novo Testamento.
· Jesus curou doentes, ressuscitou mortos, multiplicou pão, expulsou demônios, profetizou sobre o nosso tempo e sobre a sua volta, e profetizou que escolheria você para ser o profeta desta geração.
Aleluia!
Glória a Deus!
Livro de Joel capitulo 2 versos 28 e 32 diz: “E depois destes acontecimentos, derramarei sobre toda a carne do meu Espírito; e vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos idosos sonharão, e vossos jovens terão visões.
“Porque todo aquele que o nome do Senhor invocar será salvo; porque no monte de Sião, em Jerusalém, haverá salvação diz o Senhor; e entre os sobreviventes estarão aqueles a quem o Senhor chamar.”
Não importa se você é velho, jovem ou criança, branco, negro, pobre rico, brasileiro ou estrangeiro, chegou o tempo do avivamento, e Deus está te preparando para ser profeta para estar geração incrédula, homicida, este povo que confessa a Deus com os seus lábios, mas seu coração esta longe.
O PREÇO DA CHAMADA: A Casa do Profeta
Porém, ser um homem de Deus, um profeta, não é tão fácil assim, é glorioso, muitas vezes é honrado, mas o preço é grande a ser pago para ser usado diante do Senhor, com tamanha autoridade como aqueles que foram citados acima.
Muitos daqueles que seguiam a Jesus, como aquele escriba; estavam ali para aprender, eram discípulos de Jesus, ou seja, aprendizes, alunos, que acompanhavam o Mestre e assim futuramente serem utilizados por Deus como Jesus era.
Porem muitos dos que estava ali como Judas o traidor, procurava à glória, o poder, a autoridade, para conquistarem riquezas, bens, popularidade e respeito; mas se esqueciam do preço da chamada.
Quando Jesus olhou para o escriba e respondeu daquela forma, estava lhe alertando, que não sabia o que estava pedindo, pois ele só enxergava a parte boa da chamada, mas não conhecia ainda o que é ser um profeta.
Semelhante a este escriba era Geazi, moço que servia a Elizeu, procura a honra e glória, e por sua ganância se tornou leproso. (2 Reis 5. 21 – 27
)
Todos os homens de Deus que foram citados acima tiveram sua glória e sua honra, más sofreram dores inimagináveis, passaram fome, foram perseguidos, apedrejados, humilhados, maltratados, debochados, porque não a um grande soldado que não venha a ter tido varias cicatrizes; também não há um grande profeta, sem leva as marcas de Cristo em sua alma.
Jesus estava dizendo para aquele escriba, o seguinte em termos modernos: Você não sabe o que esta pedindo! Até mesmo as aves do céu e os animais da terra têm sua casa, tem onde se deitar seguramente sabendo que não serão atacados facilmente, os outros homens tem suas famílias para acolhê-los, tem seus bens, seu carro, podem ter férias, viajar, ter muitos amigos, poucos inimigos, não correm perigo de morte.
Porém não tenho um lugar fixo, minha casa é o mundo onde prego, hoje estou em sua grande casa, amanhã posso estar em um pequeno casebre ou até mesmo na rua; hoje tenho alimento, amanhã posso ter fome, sou perseguido e jurado de mote, tentam me apedreja, me ofendem e me agridem, tenho mais inimigos que amigos e o inferno tenta a todo custo me destruir.
A Bíblia Sagrada nos mostra que cada um daqueles a qual Deus escolheu para sua obra como Moises, Elias, Elizeu, Paulo, e o próprio Jesus Cristo seu filho, não tinham casa, nem posses; viviam de cidade em cidade pregando, profetizando; eram peregrinos sem paradeiro, muitas vezes sem saber para onde iría.
Segundo a psicología, a nossa casa necessariamente não é onde moramos, ou a cidade em que vivemos, mas sim onde está o nosso coração, os nossos sentimentos. A Casa de um profeta e onde Deus tem uma obra a fazer, pois o seu coração estar na obra de Deus.
E nem sempre será tempo de paz. Veja a baixo o que esses grandes homens de Deus passaram:
· Moises foi traído (Nm 16.1-3), desacreditado (Êx 32.1; Nm 14.1-4), até mesmo seus irmãos se rebelaram contra ele (Nm 12.1-2).
· Samuel foi rejeitado pelo povo (1Sm 8. 4-7).
· Elias foi perseguido por Acabe (1Rs 18.7-10) e teve que se esconder (1Rs 17.3, 8, 9), e devido o cansaço espiritual fugiu de Jesabel (1Rs 19.2-3).
· Jeremias foi jogado em um poço (Jr 38.6) e espancado e preso (Jr 37.15).
· Daniel foi jogado em uma cova de leões (Dn cap. 6).
· Ezequiel perdeu sua esposa para que se cumprisse uma profecia, e não pode lamentar (Ez 24.15-23).
· Paulo foi açoitado (Atos 15.23), humilhado, apedrejado até ficar inconsciente (Atos 14.19); foi preso varias vezes, e tinha um espinho na carne (2Co 12.8) (provavelmente uma enfermidade).
· Jesus morreu em uma cruz, condenado por aqueles que veio salvar (Lc 23.18), abandonado por aqueles que os seguia (Jo 6.60-71), traído (Jo 18.3), humilhado (Jo 19.1-3), negado (Jo 18.25-27), para que você hoje lê-se essa mensagem.
Amado, não é fácil ser um verdadeiro servo de Deus, um profeta em meio a esta sociedade pervertida; sofremos, as dores nos consomem, mas Deus não nos abandona não nos esquece, não nos deixa (Is 49.15).
Estes homens sofreram pagaram o preço, mas Deus lhes honrou; se Deus lhe chamou para esse ministério, não volte atrás, não desista; pois Deus no tempo certo vai lhe honrar, vai lhe exaltar, mas somente não tema não te espante; não procure as riquezas dessa terra, pois Deus lhe dará tudo o que precisa o que necessita, na hora e momento certo. (Mt 6.25-34)
Se sua vida até hoje foi difícil é porque Deus já estava lhe treinando; e se as dores multiplicaram, é porque esta chegando à hora da exaltação.
Glória a Deus!
“E quando ele voltou seus ombros para se aparta de Samuel, Deus lhe deu outro coração; e todos esses sinais se cumpriram naquele dia.
“Quando eles chegaram ao outeiro, um grupo de profetas veio a seu encontro e o Espírito do Senhor penetrou nele, e ele profetizou no meio deles.” 1 Samuel 10.9
Autor: Coop. Bruno Moura